quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A primeira viagem a Lua

"É um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco passo para a humanidade."
Neil Armstrong, ao pisar na Lua em 20 de julho de 1969

Em 1961, o presidente do Estados Unidos da América John Kennedy declarou que em 1971 um americano pousaria na Lua.
Em 1969 oito anos depois, a viagem a Lua iniciou-se. No dia 16 de julho as 9:32 da manhã no complexo 39 da plataforma de lançamento A, no Kennedy Space Center na Florida, com o lançamento do Apolo XI (onze).
Em 20 de julho de 1969, exatamente ás 23 horas e 56 minutos e 20 segundos de Brasília, o astronauta americano Neil Armstrong, 38 anos, entrava para a história como o primeiro homem a pisar na Lua e se comunicar de lá. A bordo da nave Apolo XI, ele, Edwin Aldrin, conhecido como "Buzz" (zumbido) e Michael Collins cumpriram a missão de aterrissar na Lua após levantarem vôo em 16 de julho.
Armstrong pilotou o módulo lunar com Aldrin, enquanto Collins permaneceu no outro módulo em órbita lunar. Levaram duras horas e meia, para os dois coletaram amostras do solo, e fazer experimentos e tirar fotografias.
O mundo inteiro permaneceu em alerta naquele dia. 850 jornalistas de 55 países registraram o acontecimento. E cerca de 1,2 bilhão de pessoas testemunhavam via satélite a aterrissagem. Muitos, duvidaram que tal fato estava acontecendo, na verdade seria uma montagem em um estúdio. Até hoje muitas pessoas acham que tal fato foi inreald.
Os astronautas voltaram à Terra no dia 24 de julho de 1969, chegando com 30 segundos de atraso, e foram recebidos como heróis. Agora foram criadas navess não tripuladas que viajam para além dos limites do sistema solar.


O primeiro passo na Lua foi dado com um pé tamanho 41. Este era o número da bota azul do astronauta Neil Armstrong, então com 38 anos. O passo foi dado com o pé esquerdo.

Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin, o segundo astronauta a pisar na Lua, fincaram ali uma bandeira metálica dos Estados Unidos e colocaram uma placa junto à perna do módulo lunar, assinada pelos astronautas e pelo presidente americano Richard Nixon: "Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969 d.C. Viemos em paz em nome de toda a humanidade".

Ao descer em solo lunar, Eldwin Aldrin sentiu uma enorme vontade de fazer xixi. E fez: dentro do traje, reforçado com 21 camadas de tecido, havia uma bolsa para coleta do líquido.

Durante as 2 horas e 10 minutos que permaneceram no mar da Tranqüilidade, a planície escolhida para a alunissagem, os astronautas instalaram um sismógrafo, um refletor de raios laser, uma antena de comunicação, um painel aluminizado (para escudo de radiação solar) e uma câmara de TV. Recolheram 27 amostras de pedras e poeira.

Cinco outras missões tripuladas à Lua foram realizadas com sucesso pelos americanos. Os soviéticos nunca repetiram essa façanha. Depois dos pioneiros, outros 10 homens pisariam no solo lunar.

Novembro de 1969Charles Conrad e Alan Bean (Apolo XII)

Fevereiro de 1971Edgar Mitchell e Alan Shepard (Apolo XIV) Alan tinha 47 anos na época. Detém o recorde de ter sido o homem mais velho a pisar na Lua.

Agosto de 1971David Scott e James Irwin (Apolo XV)James foi o primeiro dos 12 homens a falecer, em 1991, vítima de uma crise cardíaca. Tinha 61 anos.

Abril de 1972Charles Duke e John Young (Apolo XVI)

Dezembro de 1972 Eugene Cernan e Harrison Schmitt (Apolo XVII)Bateram o recorde de permanência na superfície da Lua: 75 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário