O Sistema Solar

O Sistema Solar é uma família cósmica. Nela estão: o sol, planetas, planetas anões, luas, cometas, asteróides e outras massas ainda não conhecidas. Um objeto que é capturado pela gravidade do passa a órbita-lo.
Planeta mais próximo do sol: Mercúrio. Ele está em media a 57,9 milhões de km do sol.
Planeta mais distante do sol: Netuno. Ele está em media a 4,5 bilhões de km do sol.
Numero de planetas: 8. Do mais próximo ao mais distante do sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Numero de planetas anões: 3. Do mais próximo ao mais distante do sol: Ceres, Plutão, Éris.
Numero de luas conhecidas: 165. Mercúrio: 0; Vênus 0; Terra 1; Marte 2; Júpiter 63; Saturno 59; Urano 27; Netuno 13.
Numero de cometas conhecidos 1.000 (numero de cometas que se acredita existir 1.000.000.000.000.000).
Curiosidade:
A maior distancia que um objeto feito pelo homem percorreu foi 14,96 bilhões de km. Foi a distancia alcançada pelo Voyage 1 em 15/08/2006, as 10:13 am (hora de Greenwich). Essa distancia corresponde a 100 vezes a distancia entre o sol e a Terra (essa distancia é de 149,6 milhões de km). O Voyager 1 ainda esta viajando.

O Sistema Solar.


Tamanho do sistema solar.


As principais Luas.

Dados: 2009
_________________________________________________________________________________

O BigBen (a criação do Universo)

O universo é composto de matéria, que formam planetas (como a Terra, Urano, Marte, entre outros), estrelas (a Lua, o Sol) , nebulosas (como A Nebulosa Cabeça de Cavalo), buracos negros, meteoros, entre outros.
Há varias teses de como foi criado tudo que existe.
A mais aceita pelos cientistas é a do "Big Bang" (grande esplosão). Ela aconteceu ha bilhões de anos, quando uma grande bola de matéria esplodiu. Criando o universo e todos os planetas que existem, incluindo a terra.


_________________________________________________________________________________

Tentativa de Simular a Criação do Universo
O BigBen

Ciêntistas de varios países criam em Genebra, um acelerador de particulas. Que pode criar uma simulação do ambiente na hora do Big Bang. Eles criaram dois feixes de protóns, que dam voltas e voltas em um tunel de setenta e sete quilometros. Com varios detectores, eles concequem mudar a rota dos protóns causando um grande inpacto gerando um "Big Bang de Laboratório".
Esse assunto causou uma pequena esteria gobal, pois variós cientistas acharam isso um grande erro por causa que poderia formar um buraco negro capas de acabar com o sistema solar. Só que no fim o acelrador acadou quebrando, e ficou dois meses parado.
Em 30 de novembro volta a funcionar "a todo vapor". Concequem uma colisão de feixes a 2,36 trlhões de eletrons-volts. Um novo record no mundo da Física.
Já existia um acelerador de particulas, mas o construido recentemente foi muito maior e mais eficais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário